Estar no mundo é um desafio para todos nós. A partir do momento em que começamos a discernir as coisas sentimo-nos constrangidos a assumir essa ou aquela postura. Assim é em relação as questões espirituais. Todos conhecemos a famosa frase: "a carne é fraca" , ou dito de outra forma: "as coisas do mundo atraem a gente" . E diante dessa atração muitos resolvem optar pelas coisas do mundo , sentindo-se incapazes de vivenciar uma experiência de fé ou mesmo estabelecer uma relação com Deus.
Toda essa confusão decorre da falta de esclarecimentos sobre o verdadeiro sentido da vida e do porquê de estarmos aqui no planeta. Pensando em si mesmo como matéria, a maioria acredita que o correto é viver a vida material e pronto, espiritualidade é ilusão, engodo. Diríamos que o engodo é exatamente pensar dessa forma. Porque se é verdade que estamos em um corpo material, nossa essencia é espiritual. O corpo é uma vestimenta para estagiarmos nesse plano e fazermos o nosso aprendizado, sem ignorar as leis que nos regem para a conquista da verdadeira felicidade.
E a verdadeira felicidade não está, como muitos pensam, na satisfação dos instintos que trazemos. A vida, a experiência na Terra, é exatamente um convite para vencermos esses instintos, dando passos largos a caminho do aperfeiçoamento de nosso espírito, conquistando paz e equilíbrio.
Portanto, se te sentes tentado a seguir os ideais do mundo, ignorando os anseios de tua alma, que clama por libertação de antigos vícios e atitudes, cuidado! Pare, pense, reflita com seriedade e perceba que os valores que aí estão, propalados por muitos, não tem feito a felicidade daqueles que se arvoram a consequi-los a qualquer preço; muitos, na verdade, estão vencidos, cheios de desencanto, mas sustentam mentirosa plenitude que sequer sonham alcançar.
Viver no mundo é cultivar a sabedoria. Não se espera que ninguém improvise santidade ou se feche em relação ao convívio social para exibir virtudes fantasiosas, não se trata disso. Mas compreender que somos espiritos em evolução, que a finalidade de existir no agora é ensancha para educar-se e fazer-se melhor. Não creia nos triunfadores mentirosos estampados na capas de revistas ou na telas das tvs, como bem pontuou o autor André Luiz : "vencedor é quem vence a si mesmo" .
Quando a inquietação apossar-te de ti, quando a dúvida estabecer o conflito entre os valores da "verdade" e os da "mentira", aquieta-te, faz uma oração, do fundo da tua consciência terás a resposta do que é melhor para ti, e segue em frente sem vacilar, lembrando-te dos que caíram por imprudência e hoje choram pelas abençoadas horas de crescimento interior atiradas ao lixo do desprezo e da leviandade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário