sábado, 31 de maio de 2008

A verdade de cada um


Ter um blog às vezes é abrir a página e começar a divagar um pouco. São tantas coisas sobre as quais podemos falar, mas a verdade é que poucas interessariam às pessoas de um modo geral. Mesmo este espaço, que pretende algumas abordagens de caráter reflexivo voltado para temas como espiritualidade, espiritismo, psicologia humana, sem pretensão de ser científico ou dono de alguma verdade, mesmo aqui, no ponto exato de tais conjecturas, são poucos os que se interessam pelos temas.
Neste momento eu pensava: gostaria de ser profundo, gostaria de alargar os horizontes de minha mente e poder dizer aos outros as realidades que percebo ante meu intelecto e meus sentimentos. E me pergunto: Será que interessaria a alguém?
E a pergunta tem um significado, a grande maioria das pessoas estão mergulhadas a tal ponto nas ilusões da vida material que para elas falar de transcendência humana, falar do sentido da vida, é quase que uma aberração. Muitos estão por aí sentados em bares, participando de festas agitadas, fazendo sexo indiscriminadamente, usando drogas, entorpecendo a alma, enfim, e a vida para esses não passa disso. Por muito que digam crer em alguma coisa além, não conseguem viver, não conseguem, na verdade, pensar além do imediatismo dos momentos transitórios em que se empanturram de algum tipo de alimento psíquico que os façam sentir-se vivos, embora se julguem mortos e, talvez, toda essa busca desenfreada de sensações seja o sinal mais evidente de que se sentem mortos.
Parece paradoxal. Mas muitas coisas na vida são paradoxais. Principalmente nós seres humanos.
E é aí que eu pensava na questão da expansão da consciência. Diante dessas reflexões fica fácil entender porque os espíritos amigos dizem que a maioria desperta no além com graves problemas conscienciais. Esquecem que são seres inteligentes destinados a perfeição,que significa domínio da razão sobre os instintos e vivência em harmonia com as leis divinas , vivem uma vida animalizada, e isto não se faz impunemente. E o motivo é bem simples: a lei de Deus está escrita em nossas consciências. E por mais fujamos de nossas reais responsabilidades, haveremos de encontrá-las adiante com as mesmas feições ou até piores.
Alguns acreditam que tal argumentação é um mero repetitório de fórmulas verbais destinadas a atemorizar os fanáticos e os fracos. E bradam que o importante é ser feliz. Só que esquecem um detalhe: a Morte vai chegar mais cedo ou mais tarde. E aí a coisa fica séria. A não ser que se acredite que depois da morte vem o nada, alguma coisa há de resultar de todas as nossas ações no mundo.
Se a maioria pudesse se ver, com mais clareza, como quem olha do alto, quem sabe desenvolveria um senso-crítico mais apurado, quem sabe não se deixasse levar tão facilmente por conceitos equivocados e errôneos, quem sabe tivesse mais amor por si mesmo e buscasse um caminho de paz e equilíbrio.
Sei que são meras conjecturas. Sei que alguns certamente torcerão o nariz, não quererão nem ler essas páginas. Mas uma coisa é certa. A verdade de cada um vai aparecer mais cedo ou mais tarde.


Nery

Um comentário:

Giddalthi disse...

Meu amigo,tive a oportunidade de me ver lá de cima e sabe que se eu fosse conviver comigo mesma ,como amiga,colega,etc...,eu gostaria de mim,mesmo com tantas imperfeições.
Giddalthi